Pessoas Lindas!

domingo, 31 de outubro de 2010

Direção Artística


Se você quer somente dançar para um grupo de amigos ou informalmente na sua academia, ou em eventos diversos, talvez você não faça questão.
O que não quer dizer que não seja necessário.

A primeira vez que ouvi falar em 'Direção Artística' foi no ano de 2004, no curso de 'Snujs' com Jorge Sabongi. (para os íntimos, Habib).

Eu iria realizar a minha primeira mostra de dança, e aproveitei todo o conhecimento do Jorge para, praticamente criar com a ajuda dele, a parte artística do meu evento.

Muito gentil e solícito, ele respondeu todas as minhas perguntas - e quem me conhece sabe que eu não economizo nas perguntas - e me falou TUDO sobre som, iluminação cênica, cenário, palco e bastidores.

Foi ali, na sala dos véus, em 2004 que eu aprendi a respeitar e admirar Jorge Sabongi. Ao final do workshop ele ficou um bom tempo tirando minhas dúvidas, e falava animado sobre tudo.

Foi por causa dele que meus eventos tem a qualidade que tem hoje.

Os dvd's da Cia A Bailarina são solicitados por bailarinas do Brasil e do exterior - já tive vendas para a França e o Japão.
E olha que nosso grupo não é profissional, mas eu posso garantir o cuidado e a qualidade, mesmo dentro de nossas limitações.
(leia-se: cidade de 27 mil habitantes, escassez de profissionais de som e luz, escassez de teatro ou local apropriado para show.)
Nós literalmente fazemos milagres, desde 2004.

Este ano irei para o meu 8º espetáculo!
Jorge Sabongi dirige há 28 anos a maior casa de Dança do Ventre do nosso país.
A primeira bailarina a dançar na mesma, foi Samira.



Desde então, praticamente todas as 'top' de nosso meio passaram por lá.
E, quer queiram ou não, sob a direção de Jorge.

E ele é implacável: diz com uma verdade e sinceridade os pontos a melhorar da sua dança, porém com um tom de profissionalismo que visa o seu melhor, que a pessoa só magoa se for muito melindrada.

E isso pode acontecer sim, acontece direto nos cursos.
Tem gente que não está preparada para ser dirigida, não sabe e nem quer ouvir.

Ele corrige postura, observa seus pontos positivos e negativos, diz claramente onde você deve agir, estudar, aprimorar.
E isso faz toda a diferença.

Eu NUNCA tive isso, nem em aula particular: agilidade e precisão sobre a minha dança.
Habib não economiza e não perde tempo.

É muito comum no ultimo dia de curso, ou nas últimas horas do workshop as bailarinas estarem simplesmente iluminadas, pois percebem onde estavam errando e com a ajuda dele, corrigem imediatamente.

Isso fez com que eu parasse de gastar dinheiro em workshops aqui e ali e buscasse sempre os cursos com Jorge.
Minha dança melhorou muito depois das dicas dele.

E ele também fala do corpo, do figurino que combina melhor, das cores, do trabalho de véus, das fotos que tiramos, da maquiagem.

Ao final do curso ou workshop, todas devem dançar para ele, de improviso, com o traje de dança. Só quem faz o curso sabe o que significa esse momento. E receber o feedback depois, é show.

É serviço completo, vale cada centavo.

E com uma ética impecável. Jamais falou de outro profissional e mesmo quando ouve comentários provocativos sobre esta ou aquela pessoa, ele simplesmente rebate: 'não falo dos outros, só me interessa fazer o meu trabalho.'

Jorge decidiu reunir todas as dicas no livro 'Direção e Preparação Artística para Bailarinas', um compêndio com o resultado de todos esses anos de trabalho com dança.

São mais de 350 páginas com dicas valiosas, dinâmicas que podem ser praticadas em sala de aula e orientações específicas para o que cada bailarina busca.

Os dvds das Super Noites do Harém são os mais esperados, os vídeos mais vistos no youtube, as danças mais copiadas.

E ele dirige o elenco de estrelas como se fossem todas iguais.

Só tem destaque quem realmente merece.

Jorge escolhe as solistas a cada ano, utilizando um critério que vai além da técnica e da estética. Ele também observa o comportamento nos bastidores, as habilidades sociais, a comunicação da bailarina com o público e mais um sem fim de itens, que só quem conhece o curso sabe.

O melhor de tudo, é que Habib aliou o seu conhecimento com o de Débora, sua esposa, também bailarina. O que pouca gente sabe, é que ela é formada em Administração de Empresas, com atuação na área e muitas das dinâmicas utilizadas nos cursos, resultam da parceria do casal, trazendo conceitos de recursos humanos, relações interpessoais, liderança e comunicação,carisma, segurança interna, auto estima e inteligência emocional para serem utilizados em sala e palco pelas bailarinas.


Algumas dessas dinâmicas estão no livro, uma excelente dica para professoras realizarem com suas alunas, para treino de expressividade, segurança em cena e improviso.

Eu faço os cursos e já comprei o livro.

E indico a todas as bailarinas que queiram trabalhar utilizando o conceito 'Arte'.
Porque 'arte' não diz só respeito a tradição, a cultura arabe, aos trajes.
Mas como você desenvolve o seu espetáculo, a sua dança, e sua correlação com a luz utilizada, o som adequado e a maneira como você emociona o público.

E isso, dificilmente a gente consegue sozinha. É preciso ter alguém orientando.
Foi com Jorge que eu aprendi a escolher a cor do figurino, pensando não só no pano de fundo, como nas maneiras de fazer a luz refletir sobre ele. E isso é só o começo... a criar aquela 'aura' de mundo mágico... as músicas que mexem com a emoção do público... essencial!

Assim como grandes atletas tem seu preparador físico, a bailarina necessita de uma direção.Por isso eu indico os Cursos de Jorge Sabongi e o Livro.

Com prefácio de Soraia Zaied - que dispensa maiores comentários- o livro é obrigatoriedade para bailarinas comprometidas com o caráter Arte da Dança do Ventre.

Ah, e para fechar com chave de ouro, na contracapa tem um depoimento meu.

Luxo!
__________
* Veja a entrevista com Jorge Sabongi em meu site 'A Bailarina' aqui
*Próxima edição da Revista Shimmie, também tem Jorge Sabongi!
*Em breve: nova entrevista com ele!