Pessoas Lindas!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Quando é o momento de parar?

''Mais do que saber entrar em cena, é importante saber retirar-se.'' 
Ana Botafogo 

Quando li essa frase em meados de 2005, eu fiz uma promessa interna: respeitar o meu tempo sob os holofotes.
''Por favor meu Deus, não me permita perder a noção do ridículo.''

Claro que artistas têm vida longa. Imortais até eu diria, pois suas obras semeiam a longevidade.

Porém, há muitos artistas que perdem o discernimento e misturam a vida com o palco. Não se enganem: não é a mesma coisa.

É Bíblico: ''Há um tempo para tudo debaixo do céu.'' Eclesiastes 3. Se você não compartilha de nenhuma religião, então reflita sobre a natureza: ela também nos mostra que há, sim, um tempo para tudo.

A escuridão que envolve a semente, a dureza de crescer e buscar a luz, o semear, o florir, o engerelar no inverno, o recomeçar e recomeçar...

O tempo rege nossa vida, e a arte como parte da vida, está nesse contexto.

São poucos os que estão trabalhando artisticamente e produzindo algo novo de fato. A grande maioria promove espetáculos e shows com os maiores sucessos e repertórios da carreira. O novo requer fôlego, reinvenção constante e, acima de tudo: qualidade.

Muitos continuam brilhantes, porém idade chegando...corpo seguindo a lei... outros com intervenções estéticas absurdas e criações apelativas ou mornas demais.O difícil não é chegar no topo, mas manter-se.

Qual é o seu limite? Quando irá chegar o seu tempo de parar? Já pensou nisso?

Não há um padrão, um motivo, uma regra.

Mas há de se parar, como Ana Botafogo sabiamente disse. É nisso que acredito.

Quando eu anunciei aqui no blog que eu ia me ''aposentar'' posteriormente passei um bom tempo respondendo a e-mails e mensagens explicando o que já estava tão claro em minha escrita. Não, eu não vou parar de dançar, não eu não vou fechar meu estúdio, não, eu não vou ''abandonar'' a dança.

Eu vou parar de produzir meus espetáculos, as 'Mostras de Dança' o que fiz por 10 anos.
Eu vou sair de cena e vou apreciar o tempo que me será devolvido.

Vou poder almoçar com minha familia, brincar com minha filha, dormir e entender o que significa DOMINGO.
Coisas que, toda Bailarina e Produtora ou Diretora Artística NÃO SABE o que é.

Depois de 10 anos produzindo e participando feito louca (descobri que estava grávida num evento que durou 3 dias e que dancei mais de 7 coreografias; dancei até 13 dias antes do parto e com 38 dias, lá estava eu amamentando minha filha enquanto dava curso de formação). Agora, eu quero sossego.

Terei uma agenda que me trará qualidade de vida e intensidade de vida. Finalmente não precisarei responder aos meus: ''não dá, tenho ensaio.'' ''não posso, tenho curso.'' ''não tem jeito, todos os meus fins de semana já estão tomados.'' Ufa!

Darei meus cursos de formação e farei meus shows, porém tudo selecionado e fracionado.
Irei estudar MUITO, apenas curtindo o aprendizado, sem o compromisso militar de treinar exaustivo e repassar tudo para mim e para as demais semanalmente, diariamente.

Quero pequenas participações, se for convidada. Quero ser platéia.
Quero aplaudir e me emocionar sob outra perspectiva, a de quem vê de fora.
Quero a tranquilidade de quem sabe que fez o dever, que cumpriu a missão e que deixou sucessores de qualidade.

Espetáculos sempre lotados, qualidade e inovação a cada ano, saúde e corpo em dia para estar sob o holofote, energia e sensibilidade para continuar... livro publicado, viagem para 2 países devido a minha Arte, site sucesso, mídia... ufa!

Combati o bom combate!

''Presa do Dom que DEUS me deu.'' Assim dizia a canção de Chico César.... pois agora, minha Alma de Pássaro quebra as correntes e sabe que sempre poderá voltar, pois trilhei o caminho do bem, não fiz atalhos e o Universo bem sabe do que sempre foi em meu coração.

Sexta, dia 23 de Novembro, comemorando 10 edições, a minha última produção. ''Pássaros''.

Ah, que delícia, saber o momento de parar...