Recebo muitos e-mails perguntando sobre as trilhas que uso nos meus espetáculos.
(Pra quem quiser conferir, todas as edições em dvd estão à venda na Loja, do meu site 'A Bailarina')
A Cia de Dança 'A Bailarina' faz espetáculos temáticos em Dança do Ventre desde 2004, e quem já teve a oportunidade de assistir sabe o quanto me preocupo com a trilha e a iluminação.
Uma dica bacana é utilizar trilhas sonoras de filmes para mexer com a emoção da platéia. O cinema é uma arte mais abrangente e praticamente quase todo mundo já viu algum clássico das telonas. Por que não utilizar a memória auditiva e criar, junto com sua dança, um momento especial no show?
Sempre que recebo as pessoas após o espetáculo, é comum alguém vir me abraçar chorando. De felicidade, ufa! Isso acontece principalmente pela música, a ferramenta mais poderosa para se 'trabalhar' o emocional do seu espectador.
'A Bruxa de Portobello' (Cia A Bailarina 2007) Utilizamos a trilha de 'Lawrence da Arábia' no número de encerramento
Marina (Cia 'A Bailarina' 2007) em performance ao som de 'The Kiss' de 'O Último dos Moicanos'
Unindo a dança, as cores do figurino e a luz correta, podemos 'conduzir' a emoção da platéia, como quem orquestra uma gama de coraçõs, batendo num só ritmo e sentindo uma só emoção.
Foi assim quando usei o tema 'The Kiss' durante um duo (do filme 'O último dos Moicanos'); a belíssima 'A Time for Us' (de Romeu e Julieta), e, esse ano, preparei uma super edição para 'O Mágico de Oz' (tema do meu espetáculo, em Dezembro) que mistura trilhas que vão desde músicas do filme regravadas por mitos como Ray Charles, a trilhas de 'O Senhor dos Anéis', 'Don Juan de Marco' e Harry Potter'.
E dá pra dançar?
Dá, sim. E aí é que entra o discernimento entre 'performance' e dança do ventre. Eu gosto de mesclar momentos do espetáculo, para que o público não seja estimulado penas pela sonoridade da música árabe, o tempo todo. Então, na performance, eu posso misturar diferentes trilhas (mas quase todas com um 'sabor' oriental em sua composição, e com danças que remetem à dança do ventre). Aí é ter a cautela com trajes e expressão, e pronto!
Trilhas na Abertura do evento
Esse é o principal momento em saber utilizar uma boa trilha. Imagine o burburinho da platéia, a ansiedade, o lugar lotado, a expectativa.
Marina (Cia 'A Bailarina' 2007) em performance ao som de 'The Kiss' de 'O Último dos Moicanos'
Para controlar a emoção do público e garantir o seu interesse, a abertura do evento deve ser algo de impacto, hipnótico e que, ao mesmo tempo, já 'engatilhe' ou 'linke' o público para a dança que virá a seguir.
Eu gosto de usar as introduções de Loreena Mckennitt , suas músicas são imbatíveis na criação de uma atsmofera onírica!
Aproveite para fazer o texto que resume a proposta do espetáculo, assim você já 'induz' a platéia para as emoções que virão a seguir.
A trilha do evento
Ao criar as coreografias, pense em fazer uma 'onda sonora'. Não faça danças seguidas do mesmo estilo e nem utilize sempre os mesmos ritmos. Por exemplo: não dá pra dançar 3 folclores seguidos... mas fica show se você 'mesclar' um folk, um clássico, uma percussão, na sequência das danças.
Lembre-se de escolher músicas que deixem a platéia respirar entre um número e outro, ou escolhas que deixem a emoção no 'pico' da alegria por umas duas danças seguidas, e depois uma mais calma, fluida, com véus ou velas, pra platéia acalmar.
Lembre-se que o show ideal é um crescente e o grand finale deve ser sempre o ápice!
'Deusas - Mitologia Greco Romana' (Cia A Bailarina 2008) performance com fitas ao som de Loreena Mckennitt
Para isso, nada de utilizar músicas que terminam com fade (quando o som vai abaixando), e, gravações ao vivo, só se for essencial. Geralmente fica estranho no palco.
Uma pesquisa americana demonstrou que o tempo limite de atenção fixa da platéia em musicais e dança gira em torno de 3'45'' a 4'00 minutos por coreografia. Depois disso, o público começa a digavar.
Ou seja: quer músicas maiores? Seja MUITO CRIATIVA. Porque se, ao menos o público se distrair com a música, o movimento de sua dança vai trazê-lo de volta. (claro, se for um evento específico e direcionado, nenhum problema em usar as clássicas lindas e grandiosas de 8 a 13 minutos. desde que a coreo seja um arraso!)
Espetáculos com mais de duas horas de duração? Faça um pequeno intervalo. Por mais lindo que seja, pouca gente aguenta, por mais confortável que seja a cadeira do teatro, ficar sentada por tanto tempo.
Meus eventos da Mostra nunca ultrapassam uma hora e meia. Primeiro, porque infelizmente as cadeiras do teatro daqui não são nada confortáveis. Segundo, pra deixar um gostinho de quero mais na platéia.
Quando é Festival e geralmente dura mais de duas horas, eu gosto de mesclar música ao vivo, estilos diferentes, assim a platéia sente-se renovada durante o show.
Estudar sobre Musicoterapia e os efeitos da Música ajuda muito a compor seu mapa emocional do público. Minha pós em Arteterapia me ensinou muito sobre como trabalhar as diferentes nuances emocionais através da música. (deixar a platéia alegre, apaixonada, curiosa, divertida...tudo faz parte da escolha da trilha!).
Cuidado com o seu emocional no momento da escolha
Se você perceber que está num dia 'extremo' (agitada demais, ou tristonha, ou até mesmo em TPM) deixe para escolher a trilha do seu evento num outro dia. Melhor não se deixar influenciar pelo seu estado de espírito.
Eu costumo reservar muitas horas por dia para escolher a trilha ideal do espetáculo. Geralmente são mais de 50 cd's até encontrar todas as trilhas. E ainda assim, depois de tudo escolhido, eu fico sem ouvir por uma semana, uns dias. Depois ouço novamente e analiso se é isso mesmo. Lembre-se: o espetáculo é para o público. Ele merece ter uma 'viagem musical' que o deixe feliz, acima de tudo!
Procure no Orkut, Torrent e Multiply 'downloads de trilhas sonoras' e boa sorte!
Dica de trilha sonora de filmes
(Muitas com um 'sabor árabe' que você pode usar para compor duos, trios, números especiais com candelabros, espadas, véus e performances):
(Muitas com um 'sabor árabe' que você pode usar para compor duos, trios, números especiais com candelabros, espadas, véus e performances):
Deusas-Mitologia Greco Romana (Cia A Bailarina 2008) o número de abertura foi ao som de Yanni
"Don Juan de Marco"
"Kamasutra"
"O Senhor dos Anéis" (3 volumes)
"O Príncipe do Egito"
"O Príncipe do Egito"
"Lawrence da Arábia"
"O Paciente Inglês"
"Sob o Céu que nos Protege"
"O Mercador de Veneza"
"O Mercador de Veneza"
"Romeu e Julieta"
----------------
Cia de Dança 'A Bailarina'
Abertura do Espetáculo 'Deusas -Mitologia Greco Romana' (2008) ao som de Yanni
Abertura do Espetáculo 'Deusas -Mitologia Greco Romana' (2008) ao som de Yanni
------
Caso você queira uma assessoria especial para o seu espetáculo, ou ajuda na edição das músicas, fale comigo! arrudaluciana@yahoo.com.br
------------
------------
Vídeos dos espetáculos da Cia A Bailarina, veja no meu canal: www.youtube.com.br/luarruda
Bom show!