Pessoas Lindas!

terça-feira, 14 de junho de 2011

''Gastar-se como uma Vela''...

Nesse Domingo, dia 12, promovi o workshop com Aziza-Mor em Guararapes-SP, no meu estúdio Mosaico das Artes.
Foi a primeira vez que uma bailarina da Khan el Khalili pisava em solo da região Noroeste do estado de SP.
(já tivemos Carlla Sillveira em uma cidade vizinha, mas ela já não pertencia ao quadro da casa.)

Foram 3 meses entre o primeiro contato e a realização do curso.
Turma fechada, vagas esgotadas.
Ser organizadora e anfitriã;bailarina e aluna; grávida de 8 meses.

Tudo deu certo, foi sucesso.
As pessoas brincam com meu jeito virginiano de ser, mas agradeço á ele pela marca registrada de tudo o que faço: organização, detalhes.

Abrir as portas do meu estúdio - que tem apenas dois anos de funcionamento - para bailarinas de cidades da região, a própria Aziza (que de 'estrela' não tem nada, chegou querendo comer pão na chapa, ficou feito criança com os presentes, fez amizades com alunas e demonstrou que merece estar onde está - foi tudo inovador, desafiador e, ufa! recompensador.

Não posso mentir: não deu taaanto trabalho assim.
A confiança nas minhas escolhas e a experiência que viagens e cursos me trouxeram facilitaram.. Foi só tratar as participantes como eu gostaria de ser tratada e me colocar no lugar da professora, como muitas vezes fui em workhops pelas Oficinas Culturais.
A naturalidade e humildade da Aziza colaboraram em muito, cujas únicas exigências na contratação foram: água disponível e cautela no uso das imagens.

Claro que a ajuda do meu marido aliviou meu stress, mas também a participação do meu grupo de alunas e professoras me fez orgulhosa ao extremo.
Como disse uma delas ao final (Marina sempre me surpreendendo): ''Obrigada por tudo que me ensinou, eu estou tranquila porque sei que o que aprendi não só nas aulas, mas com o seu bom senso, eu posso fazer aulas aqui, na Khan el Khalili, em Nova York ou qualquer lugar do mundo que sei que não vou pagar mico, vou saber me comportar e qual o meu lugar.''

Isso valeu tudo, para mim.
Não há coisa melhor do que ver sementes germinando.


A experiência foi excelente, e já temos duas novas estrelas a despontar por aqui em 2012:
Kahina e Suheil.


Me permiti chorar apenas quando deixei Aziza no aeroporto, e dei o último abraço de despedida.
Só eu sei o quanto foram significativas aquelas lágrimas.

Uma etapa foi vencida e, finalmente, uma couraça dentro de mim se quebrou.
O fato de ser do 'interiooorrrr' não me coloca abaixo de ninguém.
Não 'nos' coloca, digo isso em nome de todas nós, bellydancers que vivem suas lutas diárias e gastam suas finanças à procura de aulas, cursos e orientações nos grandes centros.

Estou satisfeita e realizada por trazer as referências dos grandes centros até nós.
Abri uma porta.
Movimentei cidades, pessoas, comércio local.
Fiz novas amigas e contatos com bellydancers da região.
Fiz inveja também, de gente que ao invés de somar, preferiu ficar de fora 'gorando' tudo.
Mas eis que toda boa ação sempre retorna, e por isso o sucesso foi absoluto.





Dei um primeiro passo e torço para demais academias e bellydancers seguirem, ousarem, participarem.



Quando cheguei em casa e lembrei-me que foi o primeiro fim de semana que não havia descansado nem cinco minutos, e minha barriga estava duríssima em contrações, dei um sorriso satisfeitíssimo. Era uma pausa merecida e bem sucedida.

E na Segunda, dia 13, fui mostrar uma das faces do sagrado para minha filha Salomé, ainda na barriga: fomos à missa de celebração ao dia de Antônio, o santo a quem admiro e respeito.
E ali, no meio da multidão, após acalmar a dança de Salomé dentro de mim enquanto os sinos tocavam, a voz do Padre Amauri ecoava com força em minha alma, lembrando do exemplo do Santo que, também como eu em minha porção pequenina e humana, foi incansável:

''Gastar-se como uma vela, iluminando à todos em prol de algo maior.''

Seja feita a Tua vontade...


Eu sigo!




----------------
Fotos do workshop com Aziza em meu perfil no Facebook e Orkut
Vídeos no canal do meu estúdio: http://www.youtube.com/mosaicodasartes