Pessoas Lindas!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Para não Cometer Gafes


CONDUTA (do público)

* Não se atrase quando for a um espetáculo, teatro, recital. Caso atrase, espere o momento do aplauso para entrar no recinto- não há gafe maior do que pessoas entrando durante a execução de uma peça ou coreografia.

* Se estiver com tosse, nem saia de casa.

*Desligue o celular

* Sim, a pessoa ao lado está vendo exatamente a mesma coisa que você, portanto, não fique 'cutucando' e nem dizendo em voz alta/ou sussurrando 'olha isso!', 'nossa, que lindo!','uau!' e etc.

* Quando gostar de uma bailarina/músico/artista, pode aplaudir em cena aberta - desde que seu aplauso não atrapalhe a concentração nem do ator/bailarino/músico e nem da platéia.

* Ao final do número apresentado, se além das palmas quiser gritar, tudo bem, mas grite apenas 'Bravo!', evite falar o nome do artista, principalmente se for duo, trio ou grupo. O bom e velho 'Uhú!', melhor deixar para eventos mais intimistas.


DEFINIÇÕES

* 'Festival' - é um evento que abrange uma variedade de apresentações, com diversas modalidades, geralmente sem tema definido, a variedade é a palavra chave. Pode ser competitivo ou não.

* 'Mostra' - como o próprio nome diz, o evento 'mostra, demonstra' o resultado específico de um trabalho - geralmente com no máximo uma hora de duração. E 'amostra' é o que você colhe quando vai fazer exames médicos ou compra um tecido. O correto, em arte, é 'Mostra' mesmo.

* 'Musical '- usualmente com som ao vivo, os artistas cantam e também dançam. Mas também há a variante em o artista que apena dança, com trilha de um musical já consagrado.

* 'Espetáculo' - é um evento de grande porte, geralmente com um tema que será desenvolvido durante todos os números, que envolve conceitos em música, figurino, temática e o desenvolvimento geral do evento.

* 'Show' - pode ser de curta ou longa duração, geralmente não envolve grandes produções como o espetáculo, mas também tem todo um aparato artístico de figurino e músicas de impacto, e usualmente com mais bailarinas solistas do que grupos, se for musical, eis uma banda sempre presente - a não ser os que cantam com playback, desonra.

* 'Performance' - um momento de 'licença poética', dança/número 'inspirado' em outra dança raiz com elementos adicionais seja de figurino ou execução, com um 'toque' pessoal. Por exemplo, uma coreografia de jazz que tenha passos de tango, não pode ser chamada de 'Tango', mas sim de 'Performance inspirada em Tango'. Por mais que a 'performance' tenha essa liberdade, é preciso sempre averiguar o bom senso e se os passos/cenas que servem de inspiração traduzem com certa fidelidade a dança raiz.

* 'Fusaõ' - quando a 'mistura' da dança raiz com outra dança segue as mesmas normas e técnicas. Cada dança da fusão está baseada no elemento raiz, não há licença poética, não há toques pessoais, mas sim uma mistura de elementos que respeitam suas diferentes origens.

* 'Sarau' - evento mais intimista, sem grandes produções, em que são apresentados diferentes abordagens artísticas, como dança, música, performances, leituras, exposições, tudo num mesmo local.


CONDUTA (do artista)

* Não se atrase, e se organiza um evento, não o atrase mais do que dez minutos.

* Chegue ao local maquiada e com traje social ou esporte fino, cabelos arrumados, sem fumar ou beber.

* Não 'namore' na frente do público ou convidados, expresse carinho em casa, depois do show ou, se for a um local público, festa, restaurante, não caia em tentação de encher a cara para comemorar, nem seja fotografada com cigarro ou drinks coloridos. Contenha-se, faça a festinha particular, com amigos e ponto.

* Se tiver alunas participando do mesmo evento que você, sua função é cuidar para que todas estejam bem e tranquilas. Ajude a maquiar, oriente quanto aos trajes, faça uma prece antes de entrar em cena, agradeça a participação delas ao final. Educação e respeito são bem vindos, sempre.

* Quando alguém pedir para fotografar, dê um sorriso e fique próxima da pessoa no momento da foto. Se ela/ele abraçar, sorria ainda mais e tente retribuir o abraço, na medida em que sentir-se confortável. Caso não se sinta, diga gentilmente para a pessoa : 'Desculpe, acabei de dançar, estou transpirando um pouco, não me sinto a vontade em abraçar, mas veja, vou ficar bem do seu lado, vamos lá!'

* Deixe o camarim, na medida do possível, organizado. Recolha os seus pertences, jogue no lixo copos, papel e afins, confira se não esqueceu nada.

* Ao final do evento, cubra-se com o véu e vá conversar com as pessoas, fotografar, aproveite o momento, os elogios. Mas não fique mais do que dez minutos, depois volte ao camarim e saia com discrição do local.


O 'básico' está aqui. Se faltou algo, escrevam.