Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Alimentação para Bailarinas

*nota: as dicas aqui relacionadas não substituem a consulta ao Nutricionista e não são indicadas para bailarinas que tenham problemas de saúde.

Uma bailarina precisa ter saúde.
Em especifico: força, resistência e boa memória.
A partir de pesquisas em livros sobre Alimentação Natural e internet, elaborei dicas práticas para que a bailarina comece desde já a preparar o corpo, conseguindo ao longo do ano um bom preparo físico e um corpo magro e delicado, em suas devidas proporções.

Para a Memória:
Alimentos como: beterraba, atum, couve, cenoura. O peixe faz bem, uma vez por semana. Para quem é vegetariana: substitua o peixe por castanha do Pará, que contem Omega-3 (duas por dia).

Para prevenir o Envelhecimento Precoce:
Alimentos antioxidantes. Laranja, brócolis, uva.

Para neutralizar os efeitos da TPM
Muito verde, como couve, brócolis, espinafre. E também estimulantes como gengibre, mostarda. Fuja da vontade de comer doce e manere no sal. Se o doce for irresistível, tome uma colher de mel. Não tem doce? Coma fruta.

Para manter o corpo em equilíbrio
Não tem jeito: só poucas sortudas do universo conseguem comer de tudo sem engordar. Se você não está na lista das sortudas, segue a dica:
Corte o doce, por completo. Permita-se comer açúcar somente em festa ou um evento que não dê para fugir. Mas nada de chocolate, bolacha, bolo todo dia.
Corte o refrigerante. Suas formas vão agradecer. E nada de Ligth, Diet, Zero. Corte mesmo, e se for tomar suco, sem açúcar. Adoçante é uma química horrorosa. Experimente tomar suco sem açúcar, você se acostuma. Se não der par fugir, como o suco de limão, por exemplo, peça com folhas de hortelã e pouquíssimo açúcar.

Evite farinhas brancas, pão e tudo da cor branco em excesso.
Na semana que tiver show, experimente cortar o pão, refrigerante e o leite. Você vai perceber como sua barriguinha fica mais lisinha, sem inchaços.

Café da manha, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche. Pronto. Seis refeições que sustentam e mantém seu padrão físico. Evite comer nos intervalos, evite doces e produtos enlatados ou condimentados. Lembre-se da maxima: veio da natureza: coma. Não veio: evite. (exemplos: na natureza não existe bata frita, bolacha, tortas e mousse, produtos que vêm em saquinho ou lata.)

Bebidas? Poucas doses, no momento certo. Álcool atrapalha o raciocínio, engorda e incha. Credo! Mas ninguém é de ferro, então uma cervejinha está liberada – mas não todos os dias ou fins de semana. Contenha-se.

Cuidado com as barras de cereais. Se consumidas em excesso, elas podem engordar sim, e também têm uma química danada. Prefira levar uma maçã, banana ou uma outra fruta ou sanduíche natural de lanche.

Bailarina consciente não fica sem comer, não pula refeições e nem faz dietas malucas.

Um corpo que dança é um corpo saudável, não se esqueça!

Para evitar câimbras e fortalecer a musculatura
Potássio, eis a palavra-chave. Cogumelos, muita Banana e vitamina C ajudam a prevenir os temidos câimbras . A proteína é essencial para a musculatura. Para quem come carne, duas vezes por semana está ótimo. Para quem é vegetariana, feijão e grãos fazem a diferença. E musculação é importante, mas não em excesso, apenas cargas leves e treino contínuo.

Para o bom humor e a vitalidade
Sucos naturais fazem milagres- mas sem açúcar, lembre-se. Tomar sol por dez minutos, caminhar um pouquinho, ouvir boa musica, praticar uma religião ou meditação, são essenciais. Banho é um segredo antigo. Misture ducha quente e fria, sendo a ultima fria e você vai entender o que eu quero dizer com disposição.
Mostarda, gengibre, pimenta conferem uma dose extra de bom humor.
Duas castanhas do pará por dia alimentam o cérebro e previnem o envelhecimento.

Dica extra: leia livros sobre Alimentação Natural e pesquise em sites confiáveis