Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Guia de Saúde para Mulheres


No Banho...
* Algo importantíssimo sempre: enxugar-se. Mais do que o ato da higiene do banho em si, a parte mais importante é o enxugar-se. Muitas de nós não sabem quanto é importante manter o corpo sequinho, com zero de umidade. O fungo e as bactérias se reproduzem mais rápido em ambientes úmidos, portanto lembre-se: virilha, entre os dedos, umbigo, dobras do bumbum e braços, atrás dos joelhos, dobras da orelha são pontos de atenção.

*Deve haver sempre duas toalhas: uma para o rosto e corpo (o rosto deve se enxugado primeiro) e outra somente para o cabelo (isso previne seborréia e caspa e coceiras)

*Sabonetes infantis são melhores para nosso corpo, pois contém menos acidez, geralmente utilizado em dobro para as fragrâncias dos sabonetes comuns.

*Utilize uma escovinha para debaixo das unhas, grande foco de bactérias.

* Tenha o seu sabonete, se utilizar buchas, troque-as sempre depois de algum tempo (troco as minhas quando começam a perder a forma) e utilize shampoos para seu tipo de cabelo, trocando a cada três meses, mas sempre os da mesma marca (para mim, Dove e Johnson’s são imbatíveis)

*Não lave os genitais com shampoo, apenas sabonete comum para não agredir a flora vaginal e lembre-se de enxugar-se bem.

*Óleo de Amêndoas da Johnson’s fazem da sua pele uma seda, além de prevenir estrias e mantê-la hidratada por mais tempo, eu nunca fico sem.

* Aproveite o banho para massagear os seios e abaixo das axilas, se encontrar caroços doloridos ou formações estranhas, fale com seu ginecologista.

Pequenos Segredos de Saúde...
* Aquelas incômodas ‘bolinhas’ parecidas com espinhas no bumbum podem ser resultado de resquícios de xixi, suor, uso abusivo de roupas justas e lycras e até mesmo seu creme hidratante. Previna-se: utilize sempre que puder calcinhas de algodão, varie as peças do guarda-roupa -saias, calças mais largas- e caso queira combater as ‘bolinhas’ existentes, há um produto muito bom chamado ‘Stymicin Gel’ uma pomada que você compra em Farmácia e passa no bumbum logo após o banho.

* Após fazer xixi, sempre utilize o papel higiênico na direção da vagina para o ânus, pois o contrário traz risco de infecções urinárias e até parasitas.

* Alimentos condimentados, pimenta ou até mesmo estresse podem fazer com que a área abdominal fique dolorida sem motivo aparente. Faça massagens com um óleo de banho ou creme hidratante, tome chá quente de hortelã e uma aspirina. Caso não resolva, fale com seu médico.

* Muitas vezes pequenas dorzinhas ou ardência ao fazer xixi podem ser resolvidas misturando uma colherinha de café de bicarbonato de sódio em seu suco de preferência. Como nossos tecidos internos são muito sensíveis, às vezes acontecem essas dores. Se não resolver, fale com seu médico. Lembre-se: nunca fique sentindo dor por mais de três dias. Nem tome medicamento sem orientação médica, fale com ele.

Para as que ainda Não Iniciaram a Vida Sexual...
* Corrimentos, dores abdominais, cólicas doloridas podem acontecer, mesmo você sendo virgem. Fale com sua mãe, ou você mesma agenda uma consulta com o ginecologista. Pode ser médico ou médica, você escolhe. Saiba que o médico não irá tocar em você de forma abusiva ou dolorida e se ele precisar tocá-la ele vai avisar antes, são procedimentos normais. Não é agradável para ninguém ir ao ginecologista, todas nos sentimos um tanto tímidas, mas você vai perceber que é um médico fazendo o seu trabalho e ele jamais fica sozinho com você na sala de consulta, sempre fica uma enfermeira junto. Confie nele, faça perguntas, tire dúvidas. Seu ginecologista será seu médico por anos a fio.

* Se uma menina vai ao ginecologista não significa que obrigatoriamente ela não é mais virgem ou coisas assim, ele é um médico e trata de nossos problemas mais íntimos. Eu mesma tive minha primeira consulta virgem, ele tratou das minhas acnes terríveis me dando um medicamento que regulou meus hormônios.

* Às vezes corrimentos podem aparecer mesmo sem você ter vida sexual. Fale com o médico, ele saberá o que fazer.

* Se você quiser usar absorvente interno (ótimo para quem faz aulas de dança) também é necessária uma consulta com seu médico, ele poderá orientá-la se você pode utilizá-lo ou não.
Para as que já iniciaram a Vida Sexual...
* Sempre que possível, após o ato sexual, faça xixi. Parece bobo, mas o xixi é o melhor remédio contra infecções e bactérias logo após o ato sexual.

* Utilize camisinha. Já não existem grupos de risco quando se fala em Aids. Se você namora há tempos, combine com o seu namorado e façam, vocês dois, o teste HIV e firmem um acordo, caso não queiram utilizar a camisinha e se forem fiéis. Mas sempre é bom utilizá-la, tanto para prevenir doenças, quanto para gravidez indesejada.

* Você sabia que na doação de sangue você tem todos os exames grátis? Sífilis, Hepatite, HIV, e uma série de doenças, além de saber seu fator RH e tipo sanguíneo. Você ajuda doando sangue e ainda não tem gastos com exames. Informe-se sobre doações no Centro de Saúde mais próximo. (para quem mora em cidades que tem Rotary e Lions, eles costumam promover Campanhas de Doação anuais, informe-se)

* Se você optou pela pílula para prevenir gravidez, fale com seu médico. Não entre nessa de tomar o mesmo remédio de uma amiga, porque cada organismo reage de uma maneira diferente. Há dosagens de hormônio, efeitos colaterais e uma série de itens que podem prejudicar sua saúde se não for orientada devidamente. Conheço uma amiga que engordou 8 quilos por causa da pílula tomada sem orientação médica. Pílulas não dão celulite, não engordam, não dão dor de cabeça...apenas se você tomar sem orientação médica. E lembre-se: não fume. Pílula e cigarro são a receita certa para infarto, angina e derrames.

* Vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano, sempre no mesmo período, faça o Exame Papanicolau, previne câncer de colo de útero e outras infecções.

* Existem pênis de diversos tamanhos, formas, cores e aromas. Dependendo da alimentação do homem, sua higiene e compleição física, as características de seu órgão sexual diferem. Há homens que possuem aquelas ‘bolinhas’ em torno da glande do pênis, há homens que não têm o prepúcio- aquele pele que recobre o pênis’ e há ainda os que têm os testículos ‘tortos’ e de tamanhos variados. Mas uma coisa é certa: higiene e um corpo saudável você percebe a olhos vistos. Então, ame-se, em primeiro lugar. Jamais entregue seu corpo a alguém que você desconheça os hábitos de higiene, o estado de saúde. E acima de tudo: valorize-se. Sexo é bom e gostoso, mas é acima de tudo uma troca (de fluidos, aromas, pele...) então cuide-se para que você continue saudável, após o sexo que praticou.

Será que você está grávida?
* Essas dúvidas podem acontecer se você se esqueceu de tomar pílula ou se prevenir com outro método. Muitas mulheres gastam um dinheiro dando em testes de farmácia, sofrem antecipadamente... mas calma. Lembre-se: fatores emocionais podem desequilibrar o processo menstrual. Nervoso, ansiedade, tristeza, decepções e até alegria podem antecipar ou atrasar a menstruação.

* Como saber se você está grávida? É necessário esperar pelo menos 11 dias de atraso. Alguns médicos recomendam 15 dias. Lembre-se que quanto mais ansiosa e preocupada você ficar, mais atrasa sua menstruação. Se nesse período sua menstruação não vier, aí sim você pode comprar um teste de farmácia (há preço variados, mas opte sempre pela marca melhor). LEMBRE-SE: o teste deve ser feito utilizando o primeiro xixi da manhã, assim que você acorda. Deve ser a quantia exata e você deve esperar o tempo necessário. Siga as instruções da caixa.

* Não importa o resultado: você deve confirmar exame no laboratório. Os testes de farmácia NÃO SÃO 100% confiáveis. Fale com seu médico.

* Inchaço nos seios, tonturas, enjôos nem sempre indicam uma gravidez. Pessoas com TPM ou pressão baixa sentem isso o tempo todo, e nem sempre estão grávidas, entende? Nada melhor do que fazer o exame e falar com seu médico.

* A pílua do dia seguinte deve ser utilizada APENAS se o seu médico recomendar. Ela tem uma dosagem hormonal tão forte que faria um mal tremendo se você tomasse sem orientação.

* Lembre-se que a pílula deve ser tomada TODOS OS DIAS NO MESMO HORÁRIO senão suas chances de engravidar aumentam.

* Para não tomar sustos, utilize um meio de contracepção, fale com seu médico, converse com seu namorado.
AME-SE! Essa é a melhor receita para sua saúde!