Pessoas Lindas!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Imagem da Bailarina


Uma aura de fada, de sonho, de carne e osso, bonita e até sensual mas sempre com um ‘que’ a mais, uma postura de pássaro, sempre pronto para bater asas e partir.

A Bailarina é aquela que transforma os sonhos em realidade. Quantas pessoas, homens e mulheres, já não sonharam em estar num palco? A bailarina realiza esse sonho. Ela e somente ela é capaz de transpor a realidade do cotidiano e levar uma platéia toda para viajar através de seus movimentos e de seu olhar.

Quando vejo uma boa bailarina, é nisso que reparo, é lá que está o diferencial: nos olhos. No olhar.

Sempre digo para minhas alunas que aos meus olhos, há três tipos de bailarina: a técnica - cujos movimentos são perfeitos, em tempo, tudo certinho; a expressiva - talvez ela nem tenha a técnica perfeita, mas sua expressão rouba a cena e a gente perdoa os deslizes, ela transmite ‘vida’ ao dançar e por fim, o que seria para mim a ‘bailarina perfeita’ eu chamo de a apaixonada - que possui a técnica, a expressão e a paixão.
Ela simplesmente ama o que faz e naquele instante não existe mais nada, apenas ela e sua dança.

É bem fácil perceber o tipo de uma bailarina, a gente vê logo o que ela prioriza, Geralmente as técnicas tem uma dança que chamo de ‘sem sal’ quando não estão aliadas as expressões. De nada adiante uma dança perfeita sem vida. É preciso expressar, transmitir sua paixão.
A imagem fala também nos bastidores.
Ana Botafogo, sabiamente disse: ‘ Mais importante do que entrar em cena, é saber retirar-se.’
Pense nisso. Os bastidores vêm antes da entrada. É lá que a bailarina se concentra, se ‘transmuta’ em ser divino. Cada uma tem a sua maneira de concentrar..Algumas riem de nervoso, outras ficam extremamente tranqüilas...Eu...Não consigo nem conversar!...rs...Tenho melhorado, confesso..Mas sempre prefiro ficar sozinha nesses instantes.

Mais do que a concentração, vem a postura. Estar bem vestida, ser educada, falar num tom de voz gracioso, sorrir - e não gargalhar- ser gentil... isso soma pontos na imagem. Chegar ao local já maquiada e perfumada, não pedir nada emprestado - cada uma deve ter suas coisas - e estar atenta para colaborar com o andamento do espetáculo.

E saber retirar-se. Ao sair de cena, manter a discrição. Cobrir-se com o véu- nada de mostrar o traje e o corpo - vestir-se com roupa elegante, salto e discrição. Ao ouvir elogios, apenas agradecer com um educado ‘muito obrigada’ e jamais -JAMAIS- falar mal de outra bailarina, ou trocar olhares e fazer comentários maldosos, sobre bailarinas nem sobre ninguém. Quando você faz o seu trabalho, cuida das suas coisas, não tem tempo para fofocas. Pense nisso.
Um costume tradicional em espetáculos são as flores. Flores simbolizam o trabalho bem feito, a gratidão.
No Brasil não é tão comum, mas em espetáculos na Europa e América, é comum ao final as pessoas levarem flores para a bailarina, ursinhos, presentes e mimos. Em alguns lugares as pessoas têm o costume de arremessar os mimos no palco, ao final do espetáculo - ursos, flores, pétalas. Também isso é comum em patinações artísticas, já viram? O gelo fica coberto de presentes ao final das apresentações.

Acho gentil presentear os colaboradores do evento, afinal, só quem organiza sabe o trabalho que dá. Assim como agradecer todo o grupo e pais de alunos. Gratidão nunca fez mal a ninguém. Às vezes nem precisam ser flores, mas um cartão, um abraço e até um sorriso.
Esses detalhes fazem da bailarina a personificação da elegância, da candura e confere um ‘status’ diferenciado, algo elegante e sofisticado.

Só para lembrar então, vamos aos itens ‘proibidos’ para a Bailarina:
(ao menos durante a aula ou show)
* Não fume em público nem em bastidores- o traje fica com aroma de cigarro
* Não dê gargalhadas e nem fale alto, não masque chicletes
* Não chegue ao local com trajes sumários ou relaxada -sem maquiagem e cabelo arrumado
* Não apareça com o traje antes de entrar em cena
* Não peça maquiagem emprestada
* Não ‘namore’ na frente dos outros- beijos e abraços devem ser reservados
* Não seja arrogante- cumprimente todos ao entrar e agradeça a ajuda que receber
* Não seja indiscreta
* Não fale mal de alguém da platéia ou de outra bailarina
* Não fique reparando na roupa da colega
* Não exagere no perfume
* Não esqueça de devolver algo que pediu emprestado- traje, jóia, cd, etc.
* Não esqueça a gratidão das pessoas que te ajudaram a realizar o sonho de dançar
* Não julgue as pessoas que ficam ansiosas ou preocupadas, colabore
* Não pergunte demais, não discuta com a organização do evento, procure evitar estresse
* Não tome tranqüilizantes ou calmantes no dia da dança
* Não faça para os outros o que não quer para você.

Lembre-se: a postura da bailarina reflete na imagem da nossa dança.