Encerramos as aulas aqui no estúdio essa semana.
Esse ano, a avaliação foi feita por mim e pelas professoras de cada turma.
Eu, como diretora do estúdio, acompanho a avaliação das demais classes, junto com as professoras.
Compartilho com vocês a maneira que encontramos de avaliar a aluna, no sentido que propõe uma resposta da professora em relação ao desempenho da aluna durante o ano letivo.
1- Ficha de Avaliação
Criamos uma ficha em que assinalamos em bom, regular e excelente, 14 itens sobre o trabalho desenvolvido em aula e em um solo, criado pela própria aluna, referentes a: quadril, braços (simetria e leveza), tronco, meia ponta, cabeça, postura, giros, cambrés, expressão (intensidade e variações), frequencia as aulas e ensaios.
E três campos com amplo espaço para cada professora anotar sobre:
- Pontos fortes
- Pontos a melhorar
- Observações importantes
A aluna deve vir maquiada e com traje de dança (relacionado a dança que ela irá apresentar, de livre escolha e coreografado por ela e com a música também escolhida por ela; não há limite de tempo da música, mas ela deve ter no mínimo 2'30'') e, em ordem aleatória as alunas se apresentam, uma a uma.
Ao final de cada dança, um intervalo para concluir as anotações e, depois a aluna recebe em envelope fechado a sua ficha contendo as dicas e observações necessárias.
*Lembrando que devemos considerar o desempenho da aluna na coreografia criada especialmente para a avaliação e também o seu desempenho durante todo o ano.
*Como diretora artística, eu avalio com maior ênfase o solo, e a professora titular complementa com sua avaliação anual.
Após todas se apresentarem, eu e as professoras explicamos ponto a ponto os critérios avaliados (o que é considerado para nós o 'bom', 'regular' e 'excelente' e indicamos vídeos e bailarinas para estudo posterior, além de nos colocarmos a disposição para conversar sobre a avaliação individualmente, alguns dias depois (para dar tempo da aluna assimilar as anotações e possíveis dúvidas advindas destas).
Dessa maneira, nivelamos o grupo atendendo a demanda de cada uma e diversificando o ensino na aula.
E fazemos um rodízio de professoras a cada trimestre, para que as turmas experimentem outros estilos de professoras (aqui no estúdio temos 3 professoras).
Tem sido bem interessante esse momento, e os resultados tem sido promissores.
Fica a idéia para demais professoras utilizarem e adaptarem a realidade de seu estúdio ou academia, lembrando que cada turma corresponde de maneiras diversas aos nossos projetos e intenções.
Orientamos para que as alunas guardem a ficha de avaliação, para que no próximo ano possamos comparar a evolução de todas.
As alunas que obtem média 7 ou um consenso de bom desempenho, são indicadas para participar das 'Noites Árabes', um evento interno em que alunas e professoras dançam, uma vez por mês, no estúdio, como uma forma de integração, confraternização das turmas e lazer.
E vocês, como avaliam suas alunas? Compartilhem!