Pensando em uma dinâmica para aplicar em aula, me veio a mente essa dança tão enigmática, a 'Guedra'.
Foi uma das primeiras danças além do circuito tradicional do folclore que me chamou a atenção e em todos esses anos eu nunca havia encontrado um texto que fosse fiel ao que as fotos me remetiam, até ler esse artigo de Jasmin Jahal.
Há muitos outros artigos escritos por grandes bailarinas, com pequenas diferenças, mas escolhi esse de Jasmin porque nele tudo se encaixa e me parece coerente com os registros de imagens.
Alguma versão desse texto foi anteriormente traduzida, mas de maneira incompleta e- pior - com notas adicionais da tradutora a bel prazer.
Aqui, a versão integral e com o devido respeito à autora.
Alguns pontos que podemos pensar após a leitura é:
- como fazer uma performance fiel para palco e show;
- como trazer a guedra para a vida real, encontrando um significado em nossa dança.
Escrito por Jasmin Jahal (2001)
'Guedra - Dança do Marrocos'
Marrocos é um país com diversos costumes de folclore e tradições. Das danças que podem ser chamadas de ‘tribais’ muitas das expressões do folclore local, um dos mais incomuns é a antiga dança conhecida como Guedra.
É um ritual realizado a partir da música e para o que conhecemos e poderíamos nomear como ‘música trance’. Suas origens são especulativas, havendo registros diversos dependendo das regiões.
O Guedra está associada com a vila de Goulimine, na área sudoeste
do deserto de Marrocos. Alguns nômades, que usam vestimentas da cor azul profundo são chamados de ‘Povo Azul’ mas não devemos confundir com os Tuaregs. O corante dos trajes impregnam a pele, que também se torna azulada e vem daí a denominação povo azul.
O Guedra está associada com a vila de Goulimine, na área sudoeste
do deserto de Marrocos. Alguns nômades, que usam vestimentas da cor azul profundo são chamados de ‘Povo Azul’ mas não devemos confundir com os Tuaregs. O corante dos trajes impregnam a pele, que também se torna azulada e vem daí a denominação povo azul.
O Guedra leva o seu nome a partir do tambor que é tocado para manter seus ritmos. A palavra guedra significa "vaso ou pote" em árabe. O tambor é feito de uma panela de cozinha comum com pele de cabra esticada por cima. Este tambor é um híbrido da percussão e dos tambores usados na África e no Oriente Próximo.
Nenhum outro instrumento é tocado.A dança é executada ao som de um tambor e os cânticos e palmas de espectadores. O ritmo é um 6 sem adornos, firme e hipnótico. Por isso a denominação ‘trance’ que é o mais parecido com o que conhecemos no ocidente- algo ritmado, profundo, que nos deixa ‘em transe’.
O objetivo do ritual é o de servir como uma benção para os amigos, ou casamento
ou para a comunidade, ou para submeter a si mesmo a Deus.
O objetivo do ritual é o de servir como uma benção para os amigos, ou casamento
ou para a comunidade, ou para submeter a si mesmo a Deus.
Isto é muito diferente do apaziguamento dos espíritos ou exorcismo encontrado na dança Zar.
Alguns dizem que o Guedra tem o poder de atrair um companheiro ou alma a quilómetros de distância, atraídos pela mística do ritmo do tambor.
O caráter da dança é muito esotérico.
Começa com a mulher parecendo uma massa disforme, o que representa a noite, o
caos, o lago de compreensão ou energia cósmica. A massa se move ao ritmo,
tornando-se turbulento, o que representa a exaltação de um universo organizado.
caos, o lago de compreensão ou energia cósmica. A massa se move ao ritmo,
tornando-se turbulento, o que representa a exaltação de um universo organizado.
Os movimentos da mão falam de paixão, drama, beleza, alegria e tristeza, uma gama completa da emoção. Então, um súbito silêncio restaura a energia para a sua criação.
Normalmente uma mulher dança, rodeada por um círculo de pessoas.
Sua mãos emergem desta "noite negra". Na luz do fogo, os dedos e mãos
movimento, sacudindo, batendo, vibrando, mandando energia. Os movimentos são
feito com um propósito, para as quatro direções, os elementos (céu, terra,
vento e água), e para representar o tempo (passado, presente e futuro). Os dedos são separado dos outros dedos, como se acreditava que a essência da alma emana desse dedo.
A dança é momentânea e construída com a dançarina movendo seu corpo lado a lado de forma acentuada.Mas não é de forma delicada macia. Suas tranças balançam. Ela
pode caminhar ou improvisar movimentos sobre os seus joelhos, mas mantém todos os movimentos na parte superior do corpo.
movimento, sacudindo, batendo, vibrando, mandando energia. Os movimentos são
feito com um propósito, para as quatro direções, os elementos (céu, terra,
vento e água), e para representar o tempo (passado, presente e futuro). Os dedos são separado dos outros dedos, como se acreditava que a essência da alma emana desse dedo.
A dança é momentânea e construída com a dançarina movendo seu corpo lado a lado de forma acentuada.Mas não é de forma delicada macia. Suas tranças balançam. Ela
pode caminhar ou improvisar movimentos sobre os seus joelhos, mas mantém todos os movimentos na parte superior do corpo.
Ela ondula, gira, se inclina para frente, e faz movimentos de modo que sua
cabeça toca no chão. O véu cai e a dançarina aparece com os olhos
fechados. O ritmo acelera. Todos os espectadores sentem-se frenéticos, e eles
se encorajam a dançar e acompanhar os movimentos. A dançarina joga todas as suas energias para o movimento emocionante. Só quando o ritmo aumenta a um crescendo, há uma silêncio abrupto com a dançarina caindo ao chão desmaiada. Ela é, então, substituída por outra bailarina.
Executar esta dança pode induzir um estado hipnótico, embora este não é o objetivo real.
O traje tradicional é essencial para a dança.
O traje tradicional é essencial para a dança.
Esta dança nunca deve ser feito em qualquer versão da dança do ventre "com o tradicional sutiã e cinto’’ O véu ‘haik’ é formada de um pedaço muito grande de tecido.
É preso na frente da cabeça por dois alfinetes com uma trança longa entre os drapeados. Há um ‘cocar’ decorado com conchas, e as tranças podem ser artificiais a partir dele.
A dançarina entrelaça os cabelos com o falso cocar e as tranças para segurar o 'chapéu' ou 'cocar' no lugar, que é decorado com uma estrutura de arame. O enfeite deixa um espaço acima da cabeça, para uma prática no deserto quente,e também mostra as tranças e os balanços de cabeça. As mãos são pintadas com henna e muito enfatizadas, mas a maioria do corpo é coberto.
A riqueza do folclore marroquino pode ser fácil de apreciar, na sua
forma superficial, e difícil de compreender nos seus mistérios mais profundos.
Valiosa filmagem pode ser encontrado no vídeo, "Rare Glimpses", produzido por Ibrahim Farrah. Neste vídeo, podemos ver uma dança Guedra real realizados em A riqueza do folclore marroquino pode ser fácil de apreciar, na sua
forma superficial, e difícil de compreender nos seus mistérios mais profundos.
Marrocos em 1950 "s. Há também imagens de 1975 do Jajouka de Nova York
realizando uma coreografia Guedra pelo Sr. Farrah. Há também fabuloso
filmagens capturadas em Aisha Ali "s video" Dança do Norte de África ".
por Jasmin Jahal, Dezembro de 2001
Aqui, dois vídeos para estudo:
E o link deste resumo com sons e imagens para ilustrar o artigo: http://youtu.be/kPsXCtxB5Xw