Pessoas Lindas!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Lord Jagannath

Lord Jagannath

Lord Jagannath - (Reverenciado na Dança Odissi)

*Jagannath – representado na cor preta = tudo absorve, tudo acolhe
Subhadra – representada na cor amarelo = prosperidade, fartura
Balarama – branco = expansão
*Segundo Dr Dipankar-Puri

** “Há duas histórias interessantes associados a esta divindade. A primeira é a história de como Krishna apareceu a um grande devoto do Senhor, o Rei Indradyumna e ordenou-lhe para esculpir uma divindade, como um registo de que ele iria levar para a beira do mar de Puri. Ele procurou um marceneiro para fazer as divindades. King Indradyumna encontrou um misterioso carpinteiro brâmane, que apareceu e assumiu a responsabilidade e levou alguns dias para conseguir isso. Surpreendentemente, o carpinteiro insistiu em não ser incomodado, enquanto ele estava esculpindo a divindade, e somente trabalhava atrás de uma porta fechada.


Todos, incluindo o rei e sua rainha estavam muito ansiosos, e viam todos os dias a porta fechada e não havia o som de trabalhar. Após 6-7 dias de espera um som surgiu no quarto, mas depois de algum tempo, todo o som parou. O rei, impaciente e preocupado com o que tinha acontecido e supondo o pior, abriu as portas - apenas para descobrir que haviam três divindades esculpidas e não terminadas, e o carpinteiro havia sumido!

O carpinteiro misterioso não era outra pessoa senão ‘’Vishvakarma’’, o arquiteto celeste. O rei estava surpreso, pois a divindade não tinha braços e pernas. Totalmente arrependido, pois ele tinha interrompido a escultura, o rei foi pacificado somente quando o sábio (muni) chamado Narada apareceu e explicou que a forma, que o rei via era uma forma legítima de a ‘’Suprema Personalidade de Deus’’.

Ao fundo, imagem do deus em uma academia de dança (Rourkela- India)

A segunda história foi narrada aqui para explicar e dissipar as dúvidas e confusão:

“A segunda razão para o aparecimento senhor Jagannath é a história de como Krishna foi escutar o que as ‘’gopis’’ (amigas, criadas ou mensageiras) Jagannath, Balarama e Subhadra falavam entre si, dos seus passatempos, e de quanto amavam Krishna (o senhor do universo). Irmã Subhadra foi encarregado de vigiar e garantir que Krishna não estava por perto, enquanto gopis falavam dele.

Mas depois de um tempo Subhadra ficou tão emocionado com a devoção das gopis e suas histórias que ficou completamente absorta na escuta. Ela não vê os irmãos de Krishna e Balarama aproximando.

Quando o viu, ficou com os seus cabelos em pé, os braços retraídos, seus olhos ficaram maiores, e sorriu, em êxtase. É por isso que Jagannath, Balarama e Subhadra foram esculpidos dessa maneira.

As divindades - Jagannath, Balabhadra (Balarama) e Subhadra (Krishna irmãos) são geralmente adorados no templo, mas uma vez em cada Masa Asadha (período chuvoso, geralmente de Junho ou Julho), eles são trazidos para a rua principal de alta de Puri e viajam cerca de km 3 para o Temple Mausimaa, permitindo ao público ter Darshan vista (sagrado) das divindades como eles passam. Esta festa é conhecida como Ratha Yatra.


Vista doTemplo de Jagannath, em Puri (proibido a visita de Turistas)

Os carros são enormes estruturas de madeira construídas a cada ano novos e são puxados pelos milhões de peregrinos que se dirigem para o evento em todas as partes do globo. O festival comemora a volta de Krishna para sua casa em Vrindavan após um longo período de separação do povo lá.”
** Fonte: Wikipedia

o deus homenageado em um evento público do Rotary India

Jagannath Templo- Puri

Fotos: Luciana Arruda