Familiares, e as mulheres com a Noiva
As mulheres vestem seus melhores sáris, e os homens a veste tradicional indiana 'Kulta pijamas'.
Ficam cada um de lado, como em quase todos os locais da India, mulheres separadas de homens.
As mãos da noiva
A noiva faz 'mahandi' a pintura de mãos, que é utilizada somente em ocasiões festivas, usualmente casamento ou celebrações relacionadas a bodas. Mulheres que usam 'mahandi', homens não costumam usar.
Eu e meu amigo Paulo fizemos 'Mahandi', mas só depois descobrimos que era para casamentos... todos insistiam que éramos noivos, até explicar...rs
Uma regra: não se deve usar preto, por parte das mulheres. A cor ideal para o casamento é o vermelho, atrai boa sorte e fartura.
O noivo espera a noiva...
Como se fosse algo previamente combinado, os pais/sogros de retiram para uma sala reservada, é servido um chá para eles e ficam cerca de 15 minutos conversando. Enquanto isso, o noivo fica esperando a noiva e os familiares sussurrando, conversando, em momentos tensos e ansiosos que antecedem a cerimônia.
As jóias, simbolizam a riqueza e o status. O Sári, é colocado pela sogra, na noiva, e é o momento mais emocionante do evento, todos se emocionam muito. É como se ao usar o sári, a mulher transcende um rito de passagem, torna-se mulher, ganha um novo status na sociedade.
A mãe da noiva e a Sogra, colocando o Sári na noiva, um momento emocionante
Ao final da cerimônia, os sogros trocam bênçãos, com a henna e abraços, um momento muito bonito.
Tudo é feito no maior silêncio, sem música ou conversas, as pessoas que assistem sorriem e suspiram, compartilhando uma felicidade interna e sincera, com muito respeito.
A noiva e eu
Após a bênção, os noivos vão rezar para o deus, juntinhos, e por fim é servido um almoço comemorativo.
Na cultura indiana, ao se casar, a mulher passa a adorar o deus do marido. Não importa se antes ela adorava outro deus, a partir do momento em que se torna esposa, ela passa a adorar o deus do marido.Geralmente, a mãe do marido (e o pai) passam a morar com o casal. A esposa não tem escolha, a primeira mulher da casa será sempre a sogra. E ela é quem comanda tudo na casa, a esposa deve respeitá-la e não questionar. Das 13 cidades que visitei, fiquei em apenas 01 casa em que a sogra não morava com o casal.
Agora é oficial!
O relacionamento do casal é bem diferente do que em nosso país.
Existem dois tipos de casamento: 'por amor' e 'arranjado'.
O 'por amor' é considerado algo moderno, perigoso e pouco usual na India, mas vem acontecendo com mais frequencia nos ultimos 5 anos.
O 'arranjado' é o mais frequente e, diferente do que pensamos, não é somente uma relação de interesse financeiro.
É o resultado de toda uma cultura de castas. Basicamente, os indianos preferem que seus filhos e filhas se casem com alguem da mesma casta. Então o pai escolhe uma familia da mesma casta e um marido que possa dar a filha o mesmo padrão de vida a qual ela está acostumada. Os pais dão uma quantia em dinheiro,para ajudar a filha a começar a vida, e depois o marido é quem assume a obrigação de manter esse padrão.
Eles me perguntavam sempre se meu casamento era por amor ou arranjado. No começo estranhava e até me sentia ofendida, mas após aprender a cultura indiana, entendi e aceitei.
Uma frase interessante que ouvi do meu amigo Kamal: "No seu pais, primeiro as pessoas se amam, depois se casam. Na India, primeiro nos casamos, depois aprendemos a amar."
Meu casamento, por amor!
(mas bem diferente, foi de manhã, num belo jardim,convidados de branco e eu de lilás!)
E, em algumas familias de muçulmanos, eles realmente podem ter quatro esposas, desde que possam manter todas elas com um bom padrão de vida.
A esposa indiana é sempre muito reservada e servil. Ela comanda a casa, serve o marido, e está sempre arrumada com seus lindos sáris, maquiada e serena.
Alguns conselhos que Soultana, minha hostess em Raipur me deu, sobre ser uma boa esposa (na visão indiana):
- Usar o sári, sempre limpo e impecável;
- Ouvir, mais do que falar;
- Ter respeito pelo marido;
- Não falar muito, principalmente sem ser chamada;
- Ser cuidadosa com a casa e a família;
- Atender todas as demandas do marido;
- Quando falar, falar sempre suavemente.
A relação do casal na India é um tanto interessante. O país, famoso pelo Kamasutra, é ao mesmo tempo uma lição de recato e embotamento em relação ao afeto entre o casal. Eles não demonstram afeto fisicamente, como nós.
Não se vê, na India (geralmente) casais trocando beijo, abraço, toques de carinho. Penso que eles reservam esses momentos apenas entre quatro paredes. E o Kamasutra, afinal, não se refere somente a posições sexuais, mas sim a etapas que antecedem o ato sexual, como o flerte, os cuidados com corpo, cabelos, dicas de massagem, toques, etc (ainda estou lendo a edição que eu trouxe).
A maneira como a esposa olha para o marido é algo que eu sempre me impressionava. É como se fosse com devoção, admiração extremas. O marido é sempre o presente na casa e na vida dela, e ela, uma sombra. Em algumas familias, uma sombra triste, em outras, uma sombra reluzente e companheira. Como toda familia, de qualquer lugar, existem diferenças.
Na India, a mulher casada não usa aliança, como nós. Aliás, quando eu mostrava aaliança, elas geralmente falavam: "Só isso?"
Bem, minha aliança é simples, apenas ouro e fina, até. Sem diamantes ou brilhantes ou grossa. Mas na India, o status da mulher casada siginifica:
- Muitas jóias. Pulseiras, colar, tornozeleiras em ambos os tornozelos;
- Piercing no lado esquerdo do nariz (no Sul da India, é mais comum, nas outras regiões, apenas as casadas usam o piercing; crianças e adolescentes usam adesivos, que simbolizam a jóia);
- Testa pintada de vermelho - usualmente as casadas usam, alguns homens usam também. Em algumas regiões, elas pintam também a raiz do cabelo com a tinta, em forma de pó.
- Bindi - na India é muito comum as mulheres usarem, tem várias formas, cores, tamanhos. Geralmente o vermelho é sempre das casadas, mas isso não é uma regra.
Eu ganhei muitas jóias, principalmente pulseiras, pois segundo as indianas: "Mulher casada e feliz, usa muitas jóias." Logo eu, que só usava pulseiras nos shows, passei a usar na India e até gostei desse costume, agora sempre uso ao menos uma pulseirinha.
Só estando mesmo presente, para sentir a emoção de presenciar uma cerimônia na India...
Próximo tema sobre a India: os rituais de beleza e conduta da mulher indiana, aguardem.