Pessoas Lindas!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Biografia




Luciana Arruda iniciou seus estudos em dança aos sete anos de idade, com o Ballet Clássico e, desde então,cursou diversas modalidades de dança. Em sua formação acadêmica, Luciana é Bacharel em Psicologia pela UNESP e Arteterapeuta pelo CEAP.


Reside em Guararapes-SP, região Noroeste do estado.


Desde 1999 dedica-se com prioridade a arte da Dança do Ventre, mantendo uma rotina de workshops, aulas particulares e cursos de aperfeiçoamento, visando a qualidade e tendências na dança oriental.


Em 2002 criou o site ‘A Bailarina’, referencial em todo o Brasil, com conteúdo especialmente dedicado a Dança do Ventre em seu aprendizado teórico, com Artigos e Entrevistas de Bailarinas nacionais e internacionais.


Como professora e diretora artística, sentiu a necessidade de um método e organização na produção de espetáculos e por isso criou, no ano de 2004 a Companhia de Dança 'A Bailarina', com o objetivo de fomentar e difundir a cultura árabe oriental, através de espetáculos temáticos, nos quais a Dança do Ventre é o principal atrativo.


Mesmo trabalhando fora do eixo Rio-São Paulo, Luciana Arruda conquistou o reconhecimento de grandes escolas e profissionais, tendo seus artigos publicados em sites específicos de Dança e viajando por diversas cidades do estado com oficinas e cursos, integrando a rede de profissionais do Governo do Estado de São Paulo, pela ASSAOC (Associação das Oficinas Culturais do Estado de SP) e filiada a Cooperativa Cultural Brasileira.


Luciana mantém estudos constantes com profissionais da Casa de Chá Khan el Khalili, tendo esta casa como primeiro referencial artístico. Fez parte da primeira turma de Formação com Lulu  (2004); Workshops com Bailarinos e Bailarinas Internacionais (Dina -Egito, Yoursery Sharif-Egito, Tamalyn Dalal-EUA, Ashram-Egito, Magdy-EUA, Maiada-Argentina – de 2002 a 2006); Aulas particulares com Juli (KK)  e Aziza Mor Said (KK); e Curso de Direção Artistica com Jorge Sabongi (KK); além de workshops e cursos extras com profissionais de Iluminação, Fotografia, Dança tribal (Shaide Halim), Dança Indiana (Imersão por 38 dias, na India – 2009).


Um de seus espetáculos mais expressivos foi 'A Bruxa de Portobello', realizado com o apoio do Instituto Paulo Coelho (RJ), um dos autores literários mais lidos no mundo.


Em 2009 inaugurou, em sociedade com o seu marido, o músico Felipe Almeida, o estúdio Mosaico das Artes, em que dá aulas de dança e coordena uma equipe de profissionais no ensino de diversas modalidades de dança.
 Ainda no mesmo ano, Luciana Arruda foi patrocinada pelo Rotary Internacional, numa viagem de estudos e imersão cultural para a Índia, pelo período de 38 dias, prolongando sua estadia em Paris por mais quatro dias.


Em 2010, criou o Curso Especial, em que compartilha com as alunas dicas, direcionamento, teoria e prática, que possibilitam o aprendizado intenso e eficaz da arte da Dança do Ventre, baseado em seus estudos e viagens por SP e exterior. Neste mesmo ano apresentou o espetáculo, baseado na obra de Lyman Frank Baum, 'O Mágico de Oz'.


A partir de 2011 o conteúdo do site foi transformado em Blog e muitos dos artigos e temas estão norteando a criação de um livro, a ser lançado em meados de 2011/2012.


Biografia em constante atualização, em breve mais novidades!