Pessoas Lindas!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Gosto muito dela...

A primeira vez que a vi dançar, chorei. Ela olhou para mim,sorriu e fiquei completamente hipnotizada.
Se houvesse duas palavras para definí-la, seriam essas (ao menos para mim): Força Interior.

Dessas Feiticeiras antigas, misteriosa, cheia de magia, luz e encantamento.
Jade é, para mim, uma das bailarinas mais expressivas quando dança. O olhar dela diz muito, diz tudo. Uma força incrível.

Eu a encontrei em 2005 acho, no workhop da Dina, e ficava reparando como ela era como 'aluna'. Incansável, observadora, focada.
No intervalo, fui falar com ela, pedi uma foto, coisa de fã mesmo.
Ela sorriu e disse 'Só se for agora'. Lembro bem disso, porque:
1-nunca imaginei uma Jade que fumava shisha, usava camiseta e dizia esse tipo de coisa 'só se for agora';
2-ela me abraçou, disse que lia meu site e meu cabelo estava diferente - eu JAMAIS imaginava que Jade me 'conhecia' e, ainda mais, lia o site. detalhe: meu cabelo parecia uma bucha vegetal,como ela foi gentil.

Bem, eu tenho essa foto em algum lugar, mas to com uma preguiça imensa, prometo que dia desses coloco aqui.

Anos depois, Jade concedeu entrevista pro site e foi uma das mais comentadas. Até então nunca uma bailarina havia se mostrado tão por inteiro, sem frescuras ou pose de diva.

Volta e meia trocávamos e-mails,eu cheia de dúvidas e ela sempre com poesia, inspirações e dicas nada superficiais.

Esse ano, tive o prazer de vê-la na Khan el Khalili, quase por acaso. Ao sair de um curso, fui espiar a dança dela na sala principal. Antes de entrar, cruzei com ela no corredor e sussurrei: 'te amo!' ela sorriu e me jogou um beijinho pelo ar.

E ela dançou...uma música MUITO dicífil (Habib e suas surpresas). Era uma música dos cd's da casa, apenas um sax. e Só. um sax solando, que parecia infidável. Aos poucos,a casa toda silenciou. As garçonetes pararam pra ver, pessoas saíram de outra sala para admirar a Feiticeira de cabelos vermelhos, que hipnotizou a todos.
Eu chorei, muita gente chorou. O que ela fez ali, foi algo muito espiritual, com uma entrega imensa.

A Jade de hoje é nova, adaptou-se ao mercado internacional. Turbinou o corpo, emagreceu e encontrou o seu estilo. Quem não se lembra imediatamente dela ao ouvir Omkhaltoum? Mas nunca perdeu a sua essência.

Ela lê a música com um respeito, um cuidado, algo tão bem estruturado, que me pego estudando seus vídeos com uma atenção rara.

E fico feliz ao ver vídeos como esse, em que ela demonstra tanto da sua essência.
Sou fã. E gosto mesmo, dela.




Aqui, sua Leitura Musical impecável. Ela dança com entrega total, independente do local, da platéia. É de um respeito pela arte, que me inspira.