Pessoas Lindas!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Criatividade


A Aziza me indicou um livro ótimo: 'Ser Criativo'. Estou adorando ler e aprendendo muito! Acho que toda professora, bailarina, todo artista deveria ler, não só pela dança, mas para a vida!
A
Época dessa semana, traz o tema 'Criatividade' na capa e com uma matéria muito bacana de ler.
Interessante a pesquisa que comprova que em certos momentos, pessoas extremamente criativas tem processo neural similar ao dos esquizofrênicos.

E já dizia o velho ditado que ' de médico e louco todo mundo tem um pouco', e também o senso comum que 'todo artista é um pouco louco'. Enfim!
Sincronicidade é tudo!

Eu estou muito feliz com os preparativos da 8ª Mostra de dança e com nosso Festival de fim de ano.
E eu que muitas vezes foi chamada de louca e ousada, tô descobrindo que isso é ser criativa, cada vez mais.
Teremos ' O Mágico de Oz' para a Mostra e 'A Era do Rádio' para o Festival.
Loucura pouca, é bobagem...


"Minha loucura é sã, é saudável.
É uma loucura do bem.
É uma coisa necessária.
É uma loucura Zen.

Minha loucura tem frestas,
que deixam o sol entrar.
Me areja! O juízo me empresta,
quando saio de viver por aí a brincar...

Se não fosse a minha loucura
talvez eu enlouquecesse.
Sem ela pra ajudar na cura,
talvez meu juízo apodrecesse.
Minha loucura,é meu grande amor!

É pela redenção dos proscritos!
Por todos os que sentem dor
e não conseguem soltar seus gritos!

Não tenho procuração de ninguém.
Mas tenho carteirinha de louco!
Grito! Por eles, por ti e por mim também!
Por quem não tem voz, grito até ficar rouco.
Grito este grito insano, no volume da mudez.
Redimo a culpa do mundo com alegria.

Faço da loucura, a minha sensatez,
me inspiro, escrevo, e sem loucura não faria.
Me apoio em mim com a ajuda de terceiros.
Apoio a todos me doando em gestos.
Gestos de amor, solidários e inteiros.
Gritos de dor, de quem juntou os restos!

Tristeza cava e versejar profundo.
Loucura empresta! Me empresta a sorte!
Inspiração, me leva pelo mundo!
Devolvo tudo, logo após a morte.

Loucura voa! Quero ver telhados!
Me leva embora, me embalança e solta!
Me areja a mente e juízo mofados.
Me purifica! Me abençoa, e me traz de volta...

Confio em ti, seguro a tua mão.
Loucura santa, amiga e protetora.
da sanidade deste pobre coração,
que louco bate, pra evitar que eu morra.
Seguro o corpo com alimento e água,
seguro a alma com loucuras bentas,
dando equilíbrio a balança da mágoa.

Loucura fica... quando tu, te ausentas.
Verso rimado na loucura das letras!
Louco, me aquieto, descanso a lucidez...
Sonho... aninhado junto as tuas tetas.
Me acordo são, e amo outra vez...''
(Erdo Bastos)